8 mitos sobre o casamento

Sabe aquela história de tradições e superstições que envolvem o universo dos casamentos há séculos?

Nós, do Espaço Lamartine, costumamos dizer que a maioria já caiu por terra faz tempo. Se antes, por exemplo, era o pai da noiva quem arcava com todas as despesas da festa, hoje em dia o cenário mudou e vemos casais cada vez mais independentes, lutando para conseguir concretizar, com seus próprios esforços, o evento dos sonhos.

Mas assim como no caso citado acima, ainda existem tantas outras questões a respeito do grande dia. E para desmistificar ainda mais algumas delas, conheça as oito que mais chamam nossa atenção por aqui.

É IMPOSSÍVEL CASAR SEM SE ENDIVIDAR

Mito purinho! Basta você, noivo ou noiva, procurar um local que consiga oferecer alternativas de acordo com o orçamento predeterminado e de acordo com seus sonhos. Aqui no Espaço Lamartine, por exemplo, criamos pacotes personalizados para cada caso, seja um miniwedding ou uma megaprodução.

FAZER TUDO SOZINHO SAI MAIS BARATO

Se contratar um profissional para auxiliar não só no grande dia, mas principalmente nos preparativos, ele vai estar por dentro do orçamento e, consequentemente, encontrar aquilo que precisa e pode pagar.

O RSVP NÃO É ESSENCIAL

Esse é um dos maiores mitos que você pode acreditar. O RSVP, que nada mais é do que um mecanismo de confirmação de presença, deve ser levado a sério tanto pelos nubentes, como pelos convidados. Afinal, é com base nele que todas as decisões finais do evento são tomadas. Além de evitar gastos desnecessários, também contribui muito com a diminuição do desperdício.

DÁ PARA DISPENSAR FOTÓGRAFO PROFISSIONAL

Para fazer a cobertura fotográfica de um casamento é preciso muito mais do que uma câmera profissional, tá? Então não caia nessa de pedir um amigo ou familiar que entende um pouquinho mais do assunto para assumir as fotos do grande dia. Para que o barato não saia caro, o caminho mais seguro é investir em quem realmente entende e é especialista no assunto. Não poupe esforços e economias para contratar um fotógrafo profissional!

A NOIVA PRECISA USAR BRANCO

O branco é sempre um clássico, e eleito pela maioria das noivas, mas isso não significa dizer que todas precisam seguir o mesmo caminho. Hoje em dia existem opções para ousar nas cores do look do casamento, desde um suave off-white a um imponente pink. Tudo depende da personalidade, gosto – e claro – sonho da noiva.

O CASAL NÃO PODE SE VER ANTES DA CERIMÔNIA   

Assim como o vestido branco, os noivos não poderem se encontrar antes do casamento não passar de uma tradição de antigamente. Inclusive hoje em dia existem ideias como o first look que provam que o encontro, minutinhos antes da cerimônia, pode sim ser superlegal e especial para aqueles que estão com o pé no altar.

MADRINHAS NÃO PODEM USAR PRETO

Como sempre dizemos aqui no Espaço Lamartine: tudo depende da proposta dos noivos e do estilo que escolheram para o casamento. Se o dress code permitir, não há mal nenhum ver as madrinhas usando cores escuras no altar. Inclusive na maioria dos casos o efeito nas fotos fica incrível!

OS NOIVOS PAGAM PELAS ROUPAS DAS DAMINHAS E PAJENS

Essa é uma decisão particular, que geralmente é tomara em conjunto e conformidade com os pais das crianças. Mas de uma maneira geral, são eles que arcam com os custos das roupinhas, salvo os casos em que os noivos fazem questão de determinada peça – aí é de bom tom presentear os pequenos com ela.

Gostou das inspirações que separamos esse mês para o blog do Espaço Lamartine? Então nos siga no Instagram porque lá tem muito mais!