Gastos extras: itens que podem não valer o investimento

Muitas pessoas, profissionais e meios de comunicação falam sobre o que você deve investir tempo e dinheiro quando o assunto se foca em uma festa – seja de casamento, bodas, 15 anos, infantil ou qualquer comemoração maior. O que, na verdade, não vemos muito por aí, são informações sobre o que pode ser evitado para, assim, não fazer hora “extra” em determinados eventos.

Em outras palavras, o que queremos dizer, é que com a expertise que temos no mercado, nos sentimos aptos para te informar sobre alguns – pequenos – detalhes que podem ser substituídos, alterados, adaptados ou até mesmo não valer o investimento para a festa. Só vale lembrar que cada caso é um caso e pode variar de anfitrião para anfitrião e de evento para evento. Então, antes de anotar as dicas aqui do blog do Espaço Lamartine, tenha em mente quais são suas necessidades para não cortar um serviço necessário à sua realidade, ok?

Vamos lá!

LISTA DE CONVIDADOS MUITO GRANDE

Não é mistério para ninguém que uma lista de convidados muito grande também significa um aumento em basicamente todos os serviços – desde o bufê até as lembrancinhas. Então se o orçamento está contado, reduzido ou comprometido, mesmo que vocês tenham contratado um local confortável e que consiga abrigar um grande número de pessoas – tal qual o Espaço Lamartine –, o mais indicado é reduzi-la até chegar a um confortável equilíbrio. Uma boa dica é convidar apenas pessoas que são mais próximas e que farão sentido ao compartilhar com você um momento tão especial.

RSVP EM FORMATO DE CARTÃO

Nós achamos o serviço de RSVP muito necessário a um evento e sua organização. O que acreditamos ser um gasto extra, entretanto, é mandá-lo anexado ao convite, muitas vezes impresso em um papel. Hoje em dia há várias opções que podem substituir esse formato – confirmação no próprio convite, via internet, QR Code, telefone e e-mail são alguns deles. Além disso, dispensar o papel para imprimir o RSVP é mais uma forma de ajudar a preservar a natureza – e o bolso –, né?

FLORES EM EXCESSO

Está certo que arranjos de flores têm seu lugar quando falamos sobre a decoração de um evento. Mas, se sua ideia é reduzir custos ou sair do lugar comum, uma alternativa que encontramos para substituí-las são as velas, lustres, plantas e folhagens bem verdinhas. Além de estarem super na moda, também podem ser mais em conta e, de quebra, “amigas do meio ambiente”, uma vez que, diferente das flores (que murcham praticamente no mesmo dia), alguns podem ser aproveitados em outra decorações e ocasião.

DOCES X SOBREMESAS

Chocolate, bolo, bem-casado, sobremesa… Claro que os doces são o xodó de qualquer festa, mas te falamos com toda propriedade que a contratação em excesso deles é com certeza um gasto evitável. Então a dica de ouro para esses casos é investir em apenas alguns deles, ou se fizer muita questão de manter todos, reduzir até chegar em quantidades proporcionais ao número de convidados. Nada de excessos – afinal, excessos geram custos e também desperdícios!

LEMBRANÇINHAS MUITO ELABORADAS

Não se deixe enganar: uma lembrança da festa não tem que ser chique ou a mais elaborada de todas. Ela apenas precisa fazer sentido e trazer um significado tanto para quem está oferecendo a festa, como para quem está prestigiando o evento. E se ela conseguir ser útil não só para o evento, mas para o dia a dia, então, melhor ainda!

Gostou das dicas? Deixa sua opinião aqui nos comentários do blog do Espaço Lamartine!


Fotos: Reprodução da Internet