Festa infantil: dicas de organização ♥

Conforme prometido, hoje é dia de colocar no ar o segundo post do nosso especial Mês das Crianças! Depois de mostrar aquela festa maravilhosa com tema Disney, hoje falaremos sobre a questão mais importante no que diz respeito a qualquer tipo de festa: organização! São dicas simples mas muito eficazes, pra ninguém se descabelar e acabar não aproveitando tanto quanto deveria. A festa dos pequenos é também um momento de celebração pra família, então é importante que tudo saia conforme o planejado, sem maiores preocupações. Certo? Certo! Então vamos lá:

1 – Defina o orçamento

Os custos de uma festa infantil podem subir vertiginosamente num piscar de olhos. É importante definir o orçamento antes de começar a planejar, assim você evita surpresas desagradáveis ou gastos além da conta. Faça uma lista de tudo que você gostaria na festa, incluindo comida, bebida, bolo, doces, lembrancinhas e decoração. Partindo daí, fica mais fácil pedir orçamentos e analisar propostas.

2 – Escolha a data

Vira e mexe é difícil encontrar uma data em que todos os convidados estejam disponíveis. Por isso, planejar com antecedência é essencial! Além de deixar a data reservada na agenda nos convidados, você garante o aluguel do espaço, se for o caso, e evita transtornos. O mais importante é garantir a presença das pessoas mais importantes na vida da criança: a família e os melhores amigos.

3 – Faça listas

As listas são excelentes aliadas para que nenhum detalhe fique de fora. Elas nos ajudam a organizar os pensamentos, e evitam a sensação de estar atolada de tarefas. Além disso, marcar uma tarefa como feita dá uma sensação indescritível de missão cumprida, né? Faça listas diferentes para cada parte da festa (fornecedores, decoração, entretenimento e por aí vai).

4 – Escolha o tema

É importante escolher um tema que as crianças realmente gostem, não somente algo que seja fofo ou fique bem nas fotos! Observar as atividades favoritas das crianças também pode ajudar a definir o tema. Não precisa necessariamente ser um personagem: estão cada vez mais em alta as festas com temas mais personalizados e desenvolvidos de acordo com o gosto das crianças.

5 – Faça a lista de convidados

Se a criança é pequena, convide a turma toda da escola ou creche. Crianças são sensíveis, e podem se sentir excluídas se ficarem de fora. Para crianças maiores, está liberado convidar somente os amigos mais próximos. O mais importante é manter a lista de acordo com suas possibilidades e seu orçamento.

6 – Escolha o horário

Festas infantis ocorrem costumeiramente de dia, mas isso pode significar tanto uma festa de manhã cedo, no meio ou no final da tarde. Tudo vai depender das atividades planejadas e da idade do aniversariante em questão. Uma dica que sempre funciona: em qual horário do dia o pequeno está mais ativo? Este é o horário perfeito para a festa!

7 – Prepare os convites

Tanto para convites encomendados com um profissional, quanto para convites feitos em casa, você precisa organizar as informações para que nada saia errado. Data, horário de início e término, local da festa e telefone ou email para RSVP são as informações mais importantes, mas outras podem ser incluídas: se a festa envolve atividades ao ar livre, um “trazer uma muda de roupa” pode ajudar, por exemplo. 😉

8 – Sirva clássicos de festa infantil

Pizza, bolo, sorvete, docinhos e salgados são clássicos infalíveis, toda criança gosta. Você não precisa servir a versão junk food: é possível encontrar versões mais saudáveis dos snacks favoritos dos pequenos, assim todo mundo fica feliz sem comprometer a saúde. Não se esqueça de perguntar aos convidados – especialmente aos pais das outras crianças – sobre alergias e intolerâncias alimentares.

 

9 – Planeje diferentes atividades

Para as crianças, estar com os amigos e poder brincar a vontade é o paraíso na terra. Investir em animadores é importante não somente para manter as crianças ocupadas e se divertindo, mas para garantir a segurança e criatividade das brincadeiras. Hoje em dia estão super em alta as brincadeiras clássicas, como pique bandeira e dança das cadeiras. É vintage, é fofo, e vai garantir algumas horas de atividade física longe dos smartphones! haha

10 – Abra os presentes depois

Sabemos que os pequenos ficam super ansiosos para abrir os presentes, mas converse antes da festa: eles só devem ser abertos no final, ao chegar em casa. Abrir os presentes durante a festa pode resultar na perda dos mesmos, além da possibilidade de brigas entre as crianças (por mais educadas, quem nunca presenciou uma desavença em festa por causa dos presentes?) e de comentários honestos mais inapropriados: crianças são crianças, e a gente percebe logo quando não gostaram de alguma coisa. Deixe os presentes para o final do dia!

Essas foram nossas 10 dicas de organização para festas infantis! E aí, gostaram? Esperamos que sim, e que nossa lista ajude nos preparativos da próxima comemoração! Se você perdeu o post anterior, clique aqui e se apaixone pela festa temática Disney. Foi um verdadeiro arraso!

Está planejando a festa e busca um lugar que agrade adultos e crianças na mesma proporção? Então vem conversar com a gente! Estamos localizados aqui no Itanhangá, com fácil acesso da Barra, do Alto e da Tijuca, o local perfeito para convidados de todos os cantos da cidade. Estamos te esperando! <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *