8 dicas para escolher a cor da sua festa

Escolher as cores de uma festa não é exatamente fácil. Diferente do que se pensa, não basta simplesmente escolher suas duas cores favoritas e coordenar com todos os detalhes. Quer dizer, é! haha Mas não é tão fácil: nem sempre nossas cores favoritas podem ser coordenadas ou funcionam para algo grande como uma festa. O importante é manter a calma! Confira abaixo 8 dicas para escolher a cor da sua festa.

1 – Se inspire pelo local

Primeira escolha: o local onde a festa vai acontecer! Tenha uma paleta de cores em mente quando começar a visitar lugares. Pense nas cores que você gostaria de usar, e se você prefere priorizar o lugar perfeito ou a paleta de cores perfeita! Se você encontrar um local que amou, mas que não combina com as cores que estava pensando, repense o esquema de cores! Vale mais a pena do que estourar o orçamento tentando combinar ou cobrir o que não combina. Como o Espaço Lamartine foi planejado exclusivamente para receber eventos, tivemos uma preocupação muito grande com as cores e elementos da nossa estrutura. Por isso, como você pode ver nas nossas galerias, o espaço combina com diferentes paletas e estilos, tanto para eventos indoor quanto para outdoor (nosso jardim de tirar o fôlego ajuda!). Que tal nos fazer uma visita e conhecer o espaço? <3

2 – Mantenha suas prioridades em mente

Por mais que o local seja a escolha mais importante no que diz respeito ao planejamento de festas, existem outros detalhes a serem considerados antes da escolha de cores. Se você sempre sonhou com algum detalhe específico (sejam flores ou algo com uma cor forte), então comece a planejar tudo a partir daí, ao invés de tentar encaixar depois. Imagina chegar no momento da arrumação e perceber que o detalhe que você julga mais importante fica completamente destoante do restante? Se organize e evite este pesadelo!

3 – Mantenha a estação em mente!

No calor do momento e do planejamento, a gente tende a ignorar coisas como a estação do ano. Por mais que aqui no Rio de Janeiro a paisagem não mude tão drasticamente conforme a estação, a iluminação é diferente, a intensidade do sol, a cor das folhas nas árvores e por aí vai. É importante manter isso tudo em mente quando começar a planejar – não somente as cores, mas também as roupas. Não existem regras que te impeçam de usar o que você gosta na estação que quiser, mas imagina escolher cores e elas ficarem apagadas porque a luminosidade do dia está forte demais?

4 – As cores ditam o clima da festa

As cores que escolhemos podem ajudar a criar o clima da festa, proporcionando diferentes vibes. É mais do que sabido que as cores influenciam no nosso mood, na forma como nos sentimos e pensamentos, então é possível usar e abusar do poder delas na organização de uma festa! Pense no estilo e na atmosfera que quer criar. Quais cores remetem a isso? O que você sente quando olha pra elas? Comece daí!

5 – Olhe para o que você ama

Não, não estamos falando do seu noivo ou noiva! haha Observe a decoração da sua casa ou das imagens da casa dos seus sonhos. Seu guarda-roupas, as coisas que você costuma comprar ou desejar, tudo isso diz muito sobre você e seu gosto para cores. Quais cores te atraem mais de maneira geral? Este é um excelente ponto para começar a escolher!

6 – Pesquise!

Revistas, exposições, arte, pinterest, fotos. Todas estas coisas são excelentes fontes de inspiração! Você não precisa escolher uma paleta de cores porque está na moda ou todo mundo está usando (mas pode, se quiser! o céu é o limite! haha). Observar arte e design podem te ajudar a escolher, ou mesmo a ver com novos olhos cores pelas quais você já é apaixonada.

7 – Consulte o círculo cromático

Sabe aquela roda de cores que mostra o que é complementar? Você não precisa ser um artista ou designer para utilizar o círculo cromático a seu favor. Existem alguns princípios básicos que podem ajudar nas escolhas. Normalmente, as cores que vão bem juntas são as que estão opostas no círculo, pois se complementam (uma tom quente com um tom frio e por aí vai). Quer exemplos que fizeram sucesso recentemente? laranja com azul céu e turquesa com coral.

Outra coisa que funciona é usar cores vizinhas: elas são semelhantes por compartilharem uma cor primária (como em tons de amarelo com tons de laranja, por exemplo). Outro modo clássico de montar sua paleta é juntar uma cor forte, mais saturada, com outra mais neutra, como em rosa chá com dourado ou violeta com cinza.

8 – Não pense demais!

É muito fácil se perder no excesso de informação e referências, e acabar não chegando a conclusão nenhuma. Isso gera uma frustração enorme e pode transformar algo divertido – planejar uma festa – em um pesadelo. Seja aniversário de 15 anos, formatura ou casamento, o mais importante é se divertir com o planejamento e mais ainda quando chega o grande dia. Sendo assim, nada de pensar demais: escolha com calma e consciência, mas não se deixe levar por pressões externas ou excesso de informação! No final, é como dizem: menos é mais. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *